sexta-feira, 12 de agosto de 2022

ILUMINAÇÃO PUBLICA LED EM CHAPADAO DO CEU - 100% DA CIDADE COM LED


Investir na melhoria da eficiência da iluminação pública pode gerar economia de energia de até 70%, explica Kevin Alix, gerente de desenvolvimento de negócios da ENGIE. Além disso, parte da tecnologia que aumenta a eficiência pode servir também como base, no futuro, para soluções de smart cities.

Veja os principais pontos desse artigo:

Eficiência da iluminação pública

A principal medida para melhorar a eficiência da iluminação pública é a troca das tradicionais lâmpadas de vapor metálico pelos modelos de LED, explica Alix. A opção pelo LED gera economia de, no mínimo, 50%, e, dependendo do caso, pode chegar a 70% da conta de energia do município com iluminação pública.

Além de menos eficientes, as lâmpadas de vapor metálico são um poluente, especialmente as de mercúrio, ressalta. Outra vantagem do LED é que ele tem menos falhas. Então, é menor a chance de os postes se apagarem de repente — o que representa também uma questão de segurança.

“A tecnologia LED está começando a se democratizar em termos de preço. De cinco anos para cá, o preço caiu mais ou menos à metade. Fica, então, mais em conta trazer eficiência para os parques de iluminação pública”, explica.
Apesar desse potencial, ele diz que “no Brasil inteiro, a iluminação de LED, hoje, não passa de 5% do parque” de iluminação.







 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog