sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Fisionomia do Cerrado

 

  • Campo cerrado - caracteriza-se por vegetação predominante rasteira com ocorrência de árvores e arbustos bastante espaçados entre si.
  • Cerrado - Apresenta vegetação retorcida de até 05 metros, revestida de casca espessa, galhos baixos, e copas assimétricas.
  • Cerradão - É uma formação florestal constituída por três estratos distintos: Superior, com árvores esparsas que podem atingir de 06 a 12 metros, predominando as de madeira dura; intermediário com árvores e arbustos retorcidos; e inferior constituído por vegetação rasteira.Veja mais detalhes do Cerradão clicando AQUI numa nova postagem do Caliandra do Cerrado.
  • Campo sujo - possui cerca de 15% de árvores e arbustos, os quais concentram-se geralmente em "ilhas" de vegetação chamados de campos de ►murundus.  (pequenas elevações circulares com mais ou menos 1 metro de altura e 4 a 6 metros de diâmetro podendo variar em altura e apresentar maior ou menos convexidade) veja os murundus AQUI e AQUI também - TesePrudencioRodrigues.pdf
  • Campo limpo - Tipo fitofisionomia herbácea, com poucos arbustos e nenhuma árvore. É comumente encontrada junto às veredas, olhos d'água e em encostas e chapadas.

  • Campo Rupestre -Apresenta topografia acidentada e grandes blocos de rochas com pouco solo, geralmente raso, ácido e pobre em nutrientes orgânicos. Em campos rupestres é alta a ocorrência de espécies vegetais restritas geograficamente àquelas condições ambientais (endêmicas), principalmente na camada herbácea-subarbustiva. É um tipo de vegetação sobre topos de serras e chapadas de altitudes superiores a 900 m com afloramentos rochosos onde predominam ervas e arbustos, podendo ter arvoretas pouco desenvolvidas.

Os troncos tortos podem ser considerados como um efeito do fogo no crescimento dos caules, impedindo-os de se tornarem retilíneos pois pelas mortes de sucessivas gemas terminais e brotamento de gemas laterais, o caule acaba tomando uma aparência tortuosa.
A causa do surgimento deste tipo de vegetação é explicada por vários motivos, conforme os autores: Vão desde a pobreza do solo, normalmente muito ácido com deficiência nutricional e alto teor de alumínio, passando pela irregularidade das chuvas, com longos períodos de seca; até a frequência de queimadas. Realmente no Cerrado as queimadas são comuns em determinada época do ano, e surgem até espontaneamente, devido principalmente a raios (que nesta região são também muito frequentes), sem contar as provocadas pelo homem.

cerradao


campo de murundus


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog