sexta-feira, 25 de julho de 2014

TATU CANASTRA EM MINAS GERAIS

O Brasil é considerado o primeiro país em diversidade biológica de mamíferos com 652 espécies. A Caxuana Reflorestamento, que está localizada no município de Nova Ponte, na região do Triângulo Mineiro vem fazendo, em parceria com o UNICERP – Centro Universitário do Cerrado – Patrocínio, importante parceria no desenvolvimento de estudos e trabalhos de preservação de fauna e flora, o que tem resultado na coleta de dados e resultados bastante significativos. Tem sido registrados dentro das suas áreas de reservas, animais em risco de extinção. No dia 29 de setembro, próximo ao Rio Claro, por volta das 10 horas, o aluno bolsista Lúcio Mauro Rosa e a professora/pesquisadora, Maria de Fátima Pereira, avistaram e fizeram o registro fotográfico do Priodontes maximus (Kerr, 1792) - Cingulata: Dasypodidae, popularmente conhecido pelos nomes de Tatu-canastra, Tatu-carreta ou Tatu-açu. O Priodontes maximus é o maior tatu existente. Seu comprimento pode chegar a 1,5m, e os adultos podem atingir 60 Kg, que é o caso do registrado na Caxuana Reflorestamento. A fêmea do tatu-canastra possui duas mamas e usualmente tem apenas um filhote por vez, mas o nascimento de dois já foi registrado. 
O “status de ameaça” em Minas Gerais do tatu-canastra é de perigo crítico (CR): considerado em risco extremamente elevado de extinção na natureza. Dentro da Caxuana Reflorestamento, além de registros da presença de exemplares de Priodontes maximus, existem vários registros de tocas e atividades alimentares, pois ele é um importante regulador das populações de cupins. A principal ameaça está nas alterações e destruição de seu habtat. Dentro da Fazenda Caxuana Reflorestamento de Nova Ponte, a espécie tem encontrado condições para habitar e reproduzir.

UNICERP – Centro Universitário do Cerrado – Patrocínio
http://www.unicerp.edu.br/versaoanterior/index.php?option=com_content&view=article&id=620%3Acaxuana-reflorestamento-ltda-e-unicerp-uma-parceria-pelo-desenvolvimento-sustentavel-e-responsabilidade-social&catid=1%3Alatest-news&Itemid=140http://www.unicerp.edu.br/versaoanterior/index.php?option=com_content&view=article&id=620%3Acaxuana-reflorestamento-ltda-e-unicerp-uma-parceria-pelo-desenvolvimento-sustentavel-e-responsabilidade-social&catid=1%3Alatest-news&Itemid=140

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog