segunda-feira, 13 de junho de 2022

Amazônia tinha pirâmides de terra batida, segundo confirmação de estudo

 Assentamentos de até 1.500 anos atrás na Amazônia indicam sociedades complexas e desmentem mito de que habitantes eram meros caçadores e coletores numa selva intocada antes da chegada dos conquistadores europeus. Às vezes, a história tem que ser reescrita: até alguns anos atrás, as pesquisas supunham que os habitantes da Bacia Amazônica na época pré-hispânica percorriam a densa vegetação em pequenos grupos como caçadores e coletores, sem exercer muita influência sobre seu meio ambiente.... - 

No centro de um dos assentamentos, havia até uma pirâmide de terra de 22 metros de altura em um terraço de 22 hectares, construído artificialmente, com quase 4 metros de altura. Os assentamentos nas terras baixas bolivianas de Llanos de Mojos eram cercados por fortificações defensivas maciças e conectados uns aos outros por quilômetros de vias de acesso à prova de enchentes....

Segundo Prümers, o fator decisivo é onde exatamente esses grandes assentamentos foram encontrados, pois eles refutam a doutrina atual: "Estamos aqui em uma área marginal da Amazônia, em uma zona considerada relativamente desabitada pela ciência há pelo menos 50 anos. E quando de repente você encontra grandes assentamentos cobrindo mais de 100 hectares é claro que é sensacional", disse o arqueólogo em entrevista à DW.... 

Antes da chegada dos descobridores Entre 500 e 1400 d.C., muito antes dos conquistadores espanhóis chegarem, membros da cultura Casarabe já estavam construindo assentamentos, incluindo alguns extraordinariamente grandes, como o de Cotoca. Por causa da vegetação densa, a extensão total dos grandes assentamentos, no entanto, só podia ser deduzida. O avanço veio com a tecnologia do Lidar, na qual um laser ligado a um helicóptero ou avião escaneia a área coberta de vegetação. Como este sistema envia tantos pontos de laser para a superfície da terra mesmo através da vegetação mais densa, os pesquisadores podem posteriormente eliminar toda a vegetação no computador e assim obter uma re..


Sociedade complexa 

Graças à tecnologia Lidar, as grandes estruturas de assentamento, tornaram-se visíveis cada uma com mais de 100 hectares de área. O Lidar também torna visíveis o sistema de barragem e um elaborado complexo de irrigação de canais e reservatórios. Presumivelmente, as vias de acesso amplamente ramificadas conectaram os assentamentos mesmo durante as enchentes na estação chuvosa, e o sofisticado sistema de irrigação presumivelmente permitiu uma agricultura sustentável mesmo nas estações secas. Mas se esta infraestrutura hídrica serviu para o abastecimento de água potável ou irrigação durante as semanas extremamente secas de agosto, ou se peixes ou tartarugas foram ..

O recurso aplicado é conhecido como LIDAR (sigla em inglês para Detecção de Luz e Varredura), uma tecnologia óptica de identificação remota que mede propriedades da luz refletida de modo a obter a distância e/ou outra informação a respeito de um determinado objeto distante.

“Este é o primeiro do que espero ser uma enorme série de estudos que vão estourar a tampa de preconceitos sobre como eram as politizações pré-hispânicas na Amazônia em termos de sua complexidade, tamanho e densidade”, disse Chris Fisher, arqueólogo da Universidade do Estado do Colorado que escreveu um editorial acompanhando o estudo.

Pesquisadores usaram helicóptero para observar áreas remotas na Amazônia boliviana

Para a pesquisa, feita em 2019, os autores utilizaram um helicóptero dotado de equipamentos LIDAR para escanear seis regiões, totalizando 124 metros quadrados, no Departamento de Beni, uma área a nordeste da capital boliviana La Paz. 

Prümers, junto com a boliviana Carla Jaimes Betancourt, da Universidade de Bonn, trabalha na região de Llanos de Mojos há aproximadamente 20 anos mapeando os sítios arqueológicos de chamada Casarabe. Ela se espalha por uma área de 4.500 quilômetros quadrados, o que é cerca de três vezes maior do que o município de São Paulo.

Além disso, os outros sítios espalhados pela região sugerem uma hierarquia de assentamentos com diferentes tamanhos e funções. Contudo, de acordo com Prümers, a região tinha uma diversidade linguística e cultural grande demais para que se saiba qual foi o povo responsável por essas estruturas.

Tanto que existem indícios de contatos comerciais com a região de Cochabamba, na Amazônia boliviana, com a Amazônia brasileira, e também com os Andes.

O objetivo agora é saber até que ponto essas descobertas na Amazônia boliviana são realmente únicas no contexto amazônico.








https://www.fatosdesconhecidos.com.br/amazonia-tinha-piramides-de-terra-batida-segundo-confirmacao-de-estudo/

https://www.fatosdesconhecidos.com.br/amazonia-tinha-piramides-de-terra-batida-segundo-confirmacao-de-estudo/








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog