http://silvonguimaraes.blogspot.com.br/2012/03/palestra-de-binomio-da-costa-lima-meco.html
Ainda não descobri nos dicionários alguma palavra capaz de qualificar ou caracterizar a pessoa e o significado do Professor Binômino da Costa Lima.
Eu poderia dizer que se trata de um sábio, mas o Professor Binômino é mais que isto, porque sempre conhece os segredos dos objetos. Poderia dizer que é um pesquisador, com um senso de observação incomum, mas Binômino é mais que isto, porque vasculha tudo, de forma meticulosa, em busca da verdade e nunca é dogmático, nem arrogante, característica marcante dos pouco sabem. Poderia também dizer que se trata de um grande educador, mas o professor é mais que isto, pois a cada situação cria métodos pedagógicos eficazes para expor e ensinar seus conhecimentos. Poderia ainda dizer que ele é um mestre da prosa, mas ele mais do isto, porque seus causos, recheados de humor trazem nas entrelinhas uma filosofia de vida singular.
É o melhor geólogo que conheço, mas também é o melhor zoólogo, o melhor botânico, o melhor antropólogo, o melhor historiador etc. um trans e multidisciplinar protótipo fiel do perfil de homem da humanidade futura.
Sua obra sobre parte da genealogia brasileira deve ser lida nas linhas e entrelinhas, pois espelha de uma forma ou de outra, uma parcela do conhecimento deste ser genial e extraordinário que é o mestre Binômino da Costa Lima e, certamente nos ajudará a buscarmos a nossa identidade perdida. Embora eu não seja muito crente, agradeço todos os dias a oportunidade de tê-lo conhecido.
Prof. Dr. Altair
Sales Barbosa
Diretor do Instituto do Trópico Subúmido da Universidade Católica de Goiás
Doutor em Antropologia pela Smithsonian Instituto de Washington DC. USA
Diretor do Instituto do Trópico Subúmido da Universidade Católica de Goiás
Doutor em Antropologia pela Smithsonian Instituto de Washington DC. USA
verde meu Parente Meco é tudo isto
ResponderExcluir