Em 1966, a Brand fez campanha para que a NASA lançasse a imagem de satélite então rumorizada de toda a Terra, como é visto a partir do espaço. Ele vendeu e distribuiu botões por 25 centavos cada [6] perguntando: "Por que ainda não vimos uma fotografia de toda a Terra?". [7] Durante esta campanha, a Brand conheceu Richard Buckminster Fuller , que se ofereceu para ajudar a Brand com seus projetos. [8] Em 1967, um satélite, ATS-3 , pegou a foto. A Brand pensou que a imagem do nosso planeta seria um símbolo poderoso. Ele adornou a primeira edição (Fall 1968) do Catálogo Whole Earth . [9] Mais tarde, em 1968, um astronauta da NASA tirou uma foto da Terra, [7] Earthrise , da órbita da Lua, que se tornou a imagem da frente da edição de 1969 do Catálogo . 1970 viu a primeira celebração do Dia da Terra . [6] Durante uma entrevista de 2003, a Brand explicou que a imagem "deu a sensação de que a Terra é uma ilha, cercada por um grande espaço inóspito. E é tão grafico, esse pequeno ícone de jóias azul, branco, verde e marrom entre um vácuo preto bastante despreocupado ".
Vida [ editar ]
Marca atendeu a Phillips Exeter Academy . Estudou biologia na Universidade de Stanford , formando-se em 1960. Ele era casado com Lois Jennings, uma nativa americana e matemática de Ottawa . [2] Como soldado no Exército dos EUA , ele era um parachutista e ensinava habilidades de infantaria ; mais tarde expressou a opinião de que sua experiência nas forças armadas tinha promovido sua competência na organização. [3] Um civil novamente em 1962, ele estudou design no San Francisco Art Institute , fotografia no San Francisco State College , e participou de um estudo científico legítimo do LSD legal, em Menlo Park, Califórnia .
Brand viveu na Califórnia desde a década de 1960. Ele e sua segunda esposa vivem em Mirene , um rebocador de trabalho de mais de 64 pés (20 m). Construído em 1912, o barco é ancorado em um ex-estaleiro em Sausalito, Califórnia . [4] Ele trabalha em Mary Heartline , um barco de pesca aterrado a cerca de 100 metros (91 m) de distância. [4] Um item favorito dele é uma tabela na qual Otis Redding diz ter escrito " (Sittin 'On) The Dock of the Bay ". (A marca adquiriu a partir de um negociante de antiguidades em Sausalito.) [4]
Nativo americano [ editar ]
Através do envolvimento em bolsa de estudos e ao visitar inúmeras reservas indianas , Brand se familiarizou com os nativos americanos do Ocidente. Os nativos americanos continuaram a ser um importante interesse cultural, que sempre ressurgiu no trabalho da Brand de várias maneiras.
Merry Pranksters [ editar ]
Em meados da década de 1960, Brand tornou-se associado ao autor Ken Kesey e aos " Merry Pranksters ". Com seu parceiro Zach Stewart, ele produziu o Festival Trips em San Francisco , um esforço inicial envolvendo música rock e shows de luz . Este foi um dos primeiros locais em que o Grateful Dead realizou em São Francisco. Cerca de 10.000 hippiesparticiparam, e Haight-Ashbury logo emergiu como uma comunidade. [5] Tom Wolfe descreve a Brand no início de seu livro de 1968, The Electric Kool-Aid Acid Test .
Catálogo de Terra Inteira [ editar ]
Durante o final da década de 1960 e início da década de 1970, cerca de 10 milhões de americanos estavam envolvidos na vida comum . [10] Em 1968, utilizando as abordagens mais básicas para a composição e layout de páginas, a Brand e seus colegas criaram o número 1 do Catálogo The Whole Earth , empregando o legado significativo, "acesso às ferramentas". [11] Brand e sua esposa Lois viajaram para as comunas em um caminhão Dodge de 1963 conhecido como Whole Earth Truck Store , que se mudou para uma loja em Menlo Park, Califórnia . [11] Esse primeiro catálogo de grandes dimensões e seus sucessores na década de 1970 e mais tarde, considerou que uma grande variedade de coisas poderia servir como "ferramentas" úteis: livros, mapas, implementos de jardim, roupas especializadas, ferramentas de carpinteiros e pedreiras , equipamentos florestais , tendas, equipamentos de soldagem , jornais profissionais, sintetizadores iniciais e computadores pessoais. Marca convidou "revisões" (escritas sob a forma de uma carta a um amigo) dos melhores desses itens de especialistas em campos específicos. A informação também descreveu onde essas coisas poderiam ser localizadas ou compradas. A publicação docatálogo coincidiu com a grande onda de experimentação social e cultural, de ruptura de convenções e de " fazer você mesmo " associada à " contracultura ".
A influência desses catálogos de toda a Terra no movimento rural de volta à terra dos anos 1970 e o movimento das comunidades dentro de muitas cidades foi generalizado em todo os Estados Unidos, Canadá e Austrália. Uma edição de 1972 vendeu 1,5 milhão de cópias, ganhando o primeiro Prêmio Nacional de Livros dos EUA na categoria Assuntos Contemporâneos . [12]
CoEvolution Quarterly [ editar ]
Para continuar este trabalho e também publicar artigos completos sobre temas específicos nas ciências naturais e na invenção , em diversas áreas das artes e das ciências sociais , e na cena contemporânea em geral, a Brand fundou o CoEvolution Quarterly (CQ) durante 1974, voltado principalmente para leigos educados. A Brand nunca mais revelou suas opiniões e motivo de esperança do que quando ele correu, na CoEvolution Quarterly # 4, uma transcrição da conversa do historiador da tecnologia Lewis Mumford "The Next Transformation of Man", na qual ele afirmou que "o homem ainda está dentro dele recursos suficientes para alterar a direção da civilização moderna, pois não precisamos mais considerar o homem como a vítima passiva de seu próprio desenvolvimento tecnológico irreversível ".
O conteúdo da CoEvolution Quarterly incluiu frequentemente tópicos de futurismo ou risqué. Além de dar espaço a escritores desconhecidos com algo valioso para dizer, a Brand apresentou artigos de muitos autores e pensadores respeitados, incluindo Lewis Mumford , Howard T. Odum , Witold Rybczynski , Karl Hess , Orville Schell , Ivan Illich , Wendell Berry , Ursula K. Le Guin , Gregory Bateson , Amory Lovins , Hazel Henderson , Gary Snyder , Lynn Margulis , Eric Drexler , Gerard K. O'Neill , Peter Calthorpe , Sim Van der Ryn ,Paul Hawken , John Todd , Kevin Kelly e Donella Meadows . Durante os anos seguintes, Brand criou e editou uma série de livros sobre temas tão diversos como a mídia baseada em computador, a história de vida dos edifícios e as ideias sobre as colônias espaciais .
Ele fundou a Whole Earth Software Review , um suplemento ao Whole Earth Software Catalog , em 1984. Incorporou-se com a CoEvolution Quarterly para formar a Whole Earth Review em 1985.
Governo da Califórnia [ editar ]
De 1977 a 1979, a Brand serviu como "assessor especial" da administração do governador da Califórnia, Jerry Brown .
Douglas Engelbart [ editar ]
No final de 1968, a marca ajudou o engenheiro elétrico Douglas Engelbart com The Mother of All Demos , uma apresentação famosa de muitas tecnologias de computadorrevolucionárias (incluindo hipertexto , e-mail e mouse ) para a conferência conjunta de computador de outono em San Francisco. [ citação necessária ]
Brand supunha que, dada a necessária consciência, informação e ferramentas, os seres humanos poderiam remodelar o mundo que eles tinham feito (e estavam fazendo) para si mesmos em algo ambiental e socialmente sustentável . [ citação necessária ]
O WELL [ editar ]
Em 1985, Brand e Larry Brilliant fundaram The WELL ("Link inteiramente" Lectronic "da" Whole Earth "), uma comunidade online prototípica e abrangente para participantes inteligentes e informados em todo o mundo. O WELL ganhou o 1990 Melhor Prêmio de Publicação Online da Computer Press Association . [13] Quase com certeza as idéias por trás do WELL foram muito inspiradas pelo trabalho de Douglas Engelbart na SRI International ; Brand foi reconhecido por Engelbart em " The Mother of All Demos " em 1968, quando o mouse e a videoconferência foram introduzidos. [14]
Global Business Network [ editar ]
Em 1986, Brand foi cientista visitante no MIT Media Lab . Logo depois, ele se tornou um organizador da conferência privada para empresas como Royal Dutch / Shell , Volvo e AT & T Corporation . Em 1988, tornou-se co-fundador da Global Business Network , que explora os futuros globais e as estratégias empresariais, informados pelos tipos de valores e informações que a Brand sempre encontrou vital. O GBN se envolveu com a evolução e aplicação do pensamento , planejamento e ferramentas estratégicas complementares. Em outras conexões, a Brand faz parte do conselho do Instituto Santa Fe (fundada em 1984), uma organização dedicada a "promover uma comunidade de pesquisa científica multidisciplinar que busca a ciência da fronteira". Ele também continuou promovendo a preservação de caminhos da região selvagem .
fonte :
Em 1966, a Stewart Brand começou a vender botões com uma pergunta simples: "Por que ainda não vimos uma fotografia de toda a Terra?" O ativista e escritor distribuiu os botões em todo o país por 25 centavos cada e enviou-os para congressistas, cientistas e funcionários do governo. Seis anos depois, os astronautas a bordo do Apollo 17 cumpriram o pedido da Brand, trazendo de volta uma fotografia do orbe azul brilhante banhado por nuvens espumosas. Muitas vezes referido como o "Mármore Azul", a imagem impressionante fez com que as pessoas reconsiderassem nosso papel na vasta extensão do espaço.
by Casey Caplowe: Sempre tentamos trabalhar nesta interseção de idealismo e pragmatismo. Otimismo, é claro, figura também. Você tem essa forma interessante de otimismo - sim, as coisas darão errado, mas também vão se recuperar. Pode incluir negatividade, porque tudo nem sempre é corajoso. Em geral, você acha que as coisas estão melhorando?
SB: Essa pergunta me faz pensar no livro mais maravilhoso que surgiu nos últimos dois anos: os Melhores Anjos de Nossa Natureza de Steven Pinker, que discute como a violência humana vem diminuindo constantemente por milênio, por século, por década, por ano, praticamente por mês. Crueldade e injustiça também têm caído ao longo do tempo. A tendência é bastante sólida. Há digressões como a Primeira Guerra Mundial e a Segunda Guerra Mundial, mas se você olhar esta questão estatisticamente, em vez de apenas anecdóticamente, você vê uma tendência incrível, muito longo e benevolente - que tem todos os motivos para continuar.
Na minha circunstância particular, as coisas parecem chipper, apesar do fato de eu ter 77 anos e absolutamente condenado. Agora eu me sinto bem quando faço CrossFit, sou mais forte do que eu tenho anos e a cognição ainda está em vigor até agora. Todo o ponto do que eu chamo de "otimismo trágico" é a percepção de que a vida continua, mas as pessoas morrem ao longo do caminho. Qualquer pessoa em particular que você perguntar: "Como estão as coisas?", Vai contar uma história muito circunstanciada, francamente. Os impérios aumentam e caem, mas a civilização continua chugging.
CC: Justo o suficiente. Algum conselho que você pode nos oferecer?
SB: fique com fome, fique tolo. Se funcionou para Steve Jobs, provavelmente funcionará para você. Eu nem sei o que Steve realmente obteve disso, mas acho que essa mentalidade ajudou a garantir que ele permaneceu criativo, perturbador e assumiu riscos. Foi um modo em que pensei que as pessoas que estavam usando todo o Catálogo da Terra estavam. Eles estavam ansiosos com entusiasmo e curiosidade, o que significava reconhecer sua ignorância. É um bom estado de espírito, mas um facilmente caiu. Por que não fazer um esforço para mantê-lo?
CC: À medida que este novo movimento ambiental tomou forma, você sentiu que conseguiu seus objetivos? Ou como alguém por dentro, sentiu-se como uma luta contínua para vê-los percebidos?
SB: Lutar não é um modo em que eu já pense. A terminologia esquerdista parece sempre envolver o termo "luta", mas não é o meu modo. Da mesma forma, os objetivos não são tão interessantes para mim, mas os caminhos são. O caminho estratégico que eu estava tentando encorajar com Whole Earth Catalog era aquele que capacitava as pessoas a fazer praticamente qualquer coisa que quisessem, ao invés de tentar uma conquista específica. O estudioso religioso James P. Carse fala sobre essa diferença em seu livro, Finite and Infinite Games. Em um jogo finito, você está lutando para ganhar. Em um jogo infinito, você está fazendo tudo o que pode, não só para manter o jogo em marcha, mas também para mantê-lo interessante. O jogo infinito é uma direção. O jogo finito é um objetivo.
Agora, 77 anos, Brand vive em um rebocador em Sausalito, Califórnia. Um profeta para o movimento ambiental moderno, ele acumulou um culto seguindo para sua revista, Whole Earth Catalog, e foi autor de vários livros que examinam o impacto da humanidade no planeta. Ele dirige The Long Now Foundation, uma organização sem fins lucrativos que serve como "um contraponto para a cultura acelerada de hoje"
Ele também esteve procurando por engenheiros nucleares verdes e diz que se sente culpado de que ele e seus colegas ambientalistas criassem tanto medo da energia nuclear. Energia alternativa e conservação são bons passos para reduzir as emissões de carbono, diz ele, mas agora a energia nuclear é uma tecnologia comprovada trabalhando em uma escala para fazer uma diferença séria.
"Havia motivos legítimos para se preocupar com a energia nuclear, mas agora que sabemos sobre a ameaça das mudanças climáticas, temos que colocar os riscos em perspectiva", diz ele. "Claro, o desperdício nuclear é um problema, mas o melhor é que você sabe onde está e você pode guardá-lo. A coisa ruim sobre o desperdício de carvão é que você não sabe onde está e você não sabe o que está fazendo. O dióxido de carbono está na atmosfera de todos ".
"Minha tendência tem sido mais racional e menos romântica às décadas", diz ele. "Eu continuo vendo o mal causado pelo romantismo religioso, o conservadorismo terrível do romantismo, o pessimismo arraigado do romantismo. Ele constrói uma certa imunidade ao estado de espírito científico ".
O Sr. Brand fez seu primeiro olhar no quadro geral uma tarde em 1966, enquanto estava sentado em um telhado em San Francisco no que ele chama de "altitude de três andares e 100 mikes", significando microgramas de LSD. Ele contemplou o horizonte e decidiu que os edifícios não eram paralelos porque ele estava vendo a curvatura da Terra.
Isso lembrou a teoria de Buckminster Fuller de que as pessoas abusavam do meio ambiente porque pensavam que a Terra era plana e infinita, e não como um globo finito. No dia seguinte, a Terra parecia plana novamente, mas o Sr. Brand, de 28 anos, tinha uma nova causa. Ele imprimiu botões perguntando: "Por que ainda não vimos uma fotografia de toda a Terra?"
Dois anos depois, quando o retrato da Terra do espaço foi finalmente liberado, ele usou na capa de seu novo projeto, o Catálogo da Terra Inteira. O catálogo tornou-se a bíblia para a contracultura e o movimento de volta para a terra, mas o Sr. Brand não estava na vida simples e auto-suficiente na fazenda. Ele estava em novas ferramentas e novas maneiras de compartilhar informações. Como ele explicou na introdução ao catálogo: "Nós somos como deuses e também podemos nos dar bem nisso".
Juntamente com as rodas do oleiro e as dicas de agricultura orgânica, o catálogo apresentou uma oferta de última geração da Hewlett Packard: uma calculadora de desktop que custou US $ 4.900. Em 1968, que era 16 anos antes da Apple Macintosh, o Sr. Brand ajudou a organizar a primeira demonstração de um mouse de computador.
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"As ferramentas de conectividade são muito mais fortes. As ferramentas de capacitação reduziram os limites da entrada. Há coisas como o iGem (Biologia Sintetica)com dezenas de milhares de estudantes que produzem novos organismos. E a sociedade não está percebendo . Acho que tanto estranho, maravilhoso e, de certa forma, um pouco perturbador ".
E é possivelmente notar o que Stewart Brand está percebendo. "Pense na Área da Baía no início dos anos 60", me diz Fred Turner. "Ele poderia ter se concentrado em protestos anti-guerra, em festas fluorescentes, em qualquer número de coisas. Ele vai para um porão em Stanford e observa as pessoas executar um jogo de computador".
Por quase cinco décadas, a Stewart Brand tem estado a crescer em tudo o que é mais importante do dia. Em grande parte, porque ele descobriu isso e ficou fascinado com isso muito antes de qualquer pessoa ter notado isso, mas, em retrospectiva, isso o faz parecer a resposta da costa oeste a Zelig, o personagem Woody Allen que apenas aparece em momentos-chave em história. Porque ninguém aparece como o Stewart Brand apareceu, ali mesmo, apenas na cúspide de algo importante.
Além disso, mais tarde, no mesmo ano, ele publicou a primeira edição do que veio a ser o opus magnífico de toda a contracultura, o Catálogo Whole Earth - um livro que algumas pessoas, incluindo Turner, acreditaram que mudou o mundo.Embora não fosse exatamente um livro, era um manual de instruções, um compêndio, um eniclopedia, uma revisão literária, um guia de vida de opinião e uma coleção de recomendações e críticas de leitores de tudo, desde a física computacional até a criação de cabras.
Este ano marca o seu 45º aniversário. Eu tenho uma edição ligeiramente mais tarde, amarelada e decrépita, desde 1971, embora seja o mesmo formato de grande tamanho. É a edição que vendeu cópias de 2m e ganhou um prêmio do National Book dos EUA e as dicas sobre soldagem por pontos, remédios caseiros para caranguejos (não o tipo marinho, eu não penso), lidando com bustos de drogas e construindo sua própria cúpula geodésica são bastante deliciosos. (Eu gosto especialmente de um extrato do guia subterrâneo para as faculdades dos EUA que afirma que, na Universidade de Illinois: "Os pintainhos do quadril vão fazê-lo. É mais fácil encontrar uma garota que tenha sexo agora do que era há dois anos quando As coisas foram extremamente difíceis. ") Mas nem sequer começa a transmitir a revolução que o Catálogo da Terra Inteira representou.
Quarenta e cinco anos depois e ele ainda é legal. Mick Jagger pode ser o ícone mais óbvio dos anos 60 que continuou a balançar. Mas, principalmente, ele continuou a balançar todas as músicas antigas. Stewart Brand, por outro lado, continuou a evoluir e a mudar e aos 74 anos, ele ainda está por aí na vanguarda intelectual.
O Catálogo da Terra Inteira pode ter sido sua criação mais famosa, mas ele já esteve envolvido em dezenas de outros projetos, possivelmente ainda mais influentes, desde então. Eu o entrevisto na conferência TED em Long Beach, onde ele havia falado (seu quinto no TED) em seu último entusiasmo, que é tão radical quanto eles chegam: de extinção. Ele está tentando ressuscitar espécies extintas por retro-engenharia de seu DNA.
De muitas maneiras, ele é o estadista mais velho de idéias radicais, um emissário da contracultura dos anos sessenta que continua a inspirar cada geração sucessiva de novo; um link vivo entre os dias inebriantes da nova tecnologia pioneira e hoje.
John Markoff , que escreveu O que o Ladrão disse: Como a Contracultura dos anos sessenta em forma de Indústria de Computadores Pessoais , diz: "Stewart foi o primeiro a obtê-lo. Ele foi a primeira pessoa a entender o ciberespaço. Ele foi o único que inventou o computador pessoal de longo prazo. Ele influenciou uma geração inteira, incluindo uma geração inteira de tecnólogos ".
Não é de modo algum difícil encontrar pessoas que tenham sido inspiradas pelo Catálogo Whole Earth e pela Stewart Brand. Chris Anderson, curador da TED , a série de conferências sobre "idéias que vale a pena se espalhar", diz-me que "na minha própria mente, ele é meu herói intelectual". Chris Anderson - sim, há dois deles - um ex-editor da Wired e levando luz no "movimento de fabricantes" de DIYers industriais - descreve-o como "um tesouro internacional" e "um dos meus deuses". Ele realmente me agradece por escrever sobre ele. Stewart Brand, acontece, é o herói do herói.
E para ninguém mais do que Steve Jobs . Ninguém foi mais influenciado, ou inspirado por, Stewart Brand, que o fundador da Apple. E enquanto muitos empregos de crédito com ser um dos agentes de mudança mais criativos no final do século 20, Jobs creditou a Brand.
O endereço de início de Stanford de Steve Jobs , uma breve conversa que ele deu em 2005 e que foi viral após sua morte em 2011, é, de muitas maneiras, o ne plus ultra da sabedoria empregista. Ele encapsulou seus pensamentos sobre a vida, o amor e a morte. Ele expressou sua filosofia e motivação ao longo da vida. E termina com um tributo em movimento à Brand e o que ele chama de "uma publicação incrível chamada Catálogo de Terra Inteira ", que ele descreve como "uma das bíblias da minha geração". Vale a pena citar o restante completo: "Foi criado por um colega chamado Stewart Brand, não muito longe daqui no Menlo Park, e ele trouxe vida com seu toque poético. Isso foi no final da década de 1960, antes de computadores pessoais e editoração eletrônica, de modo que tudo foi feito com máquinas de escrever, tesouras e câmeras Polaroid. Era como o Google em formato de bolso, 35 anos antes de o Google chegar: era idealista e transborda de ferramentas perfeitas e ótimas noções.
"Stewart e seu time colocaram várias questões do Catálogo da Terra Inteira , e então, quando seguiu o curso, eles colocaram uma questão final. Era a meados da década de 1970, e eu tinha sua idade. Na parte de trás da sua capa A questão final era uma fotografia de uma estrada secundária do início da manhã, do tipo em que você poderia encontrar-se auto-falando se você fosse tão aventureiro. Debaixo de suas palavras: "Fique com fome. Fique tolo". Foi sua mensagem de despedida quando assinaram. Fique com fome. Fique tolo. E sempre desejei isso por mim mesmo. E agora, à medida que você se gradua para começar de novo, desejo isso por você ".
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