lado algo de evanescente chamado “pensamento humano”, que lugar haverá para Deus e os
milagres? Deus recuou para uma distância imensurável, ou, como diz Arthur Koestler, “deixou
o telefone fora do gancho”. A conclusão necessária, segundo essa perspectiva, será que não
pode haver presença de Deus no cosmos material porque Deus é espírito e espírito só existe na
mente humana, não no mundo material. Deus se reduz a uma idéia que temos, na qual você
pode até acreditar, na qual você pode até ter fé, mas que jamais passará de uma idéia nem
tampouco se manifestará no cosmos. Assim, o Deus dos cristãos hoje parece o Deus islâmico:
é um Deus absolutamente inatingível, que nunca está presente. Mas a essência do cristianismo,
bem ao contrário, é a Encarnação, é a presença real de Cristo. Ele nos disse: “Eis que estou
convosco todos os dias, até a consumação do século” (Mt 28, 20). E nós observamos sua
presença por meio dos milagres.

Nenhum comentário:
Postar um comentário