segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Birding in Emas Par

Recentemente guiei em outubro Marcelo Padua e seu grupo de estrangeiros no Parque das Emas; 1 Canadense, 3 indianos , 5 americanos. O grupo estava há 1 mês no Brasil e ja tinha passado por minas gerais e pantanal , ja tinham visto bastante aves do cerrado , no parque das emas conseguiram ver :Papa mosca canela – tricolino canela – bearded tachuri;Bacurau de rabo manchado – spot tailed  nightjar;Formigueiro vermelho e Bacurau do Rabo Branco , aves endêmicas do parque das emas.
Fiquei impressionado com a forma que o Marcelo trabalha ajudando-nos a encontrar os pássaros e conduzindo o grupoMarcelo Pádua, nascido em Belém na foz do Amazonas, passou seu tempo livre crescendo na fazenda de seu tio em uma reserva de floresta tropical observando tudo, desde insetos a mamíferos e pássaros. Após a universidade, Marcelo entrou para a faculdade de direito, mas trabalhar como um naturalista-guia de língua inglesa deixou claro para ele que birding era mais do que um hobby!
Em 2009 embarcou em uma carreira de orientação em tempo integral com os Guias de Campo. Ele guia muitos de nossos passeios no Brasil, bem como sua adição de pássaros e vinhos aos nossos passeios Birding Plus, e sua agenda também inclui agora a Espanha. Com seu grande senso de humor e amor aos pássaros, Marcelo se tornou um guia popular e altamente respeitado. Ele faz seu ninho na encruzilhada do Pantanal e da Amazônia em Cuiabá com sua esposa, Ana.

 Tambem avistamos várias aves endêmicas:

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Rio araguaia e Parque Nacional das Emas

Outubro-2016-Recentemente estive na chitolina , nas nascentes do Rio araguaia.estive com a Professora de geografia Karla da UFG- Goiânia levando a turma de geografia e doutorado
Conforme explica o pesquisador da Embrapa Meio Ambiente Marco Gomes, as voçorocas que ameaçam o nascedouro do Araguaia foram provocadas pela agropecuária em solos inadequados, associada ao desmatamento crescente do Cerrado. O solo extremamente arenoso da região é facilmente carregado pelas chuvas. Sem a proteção do verde, escorre com a água que cavouca a terra e dá origem às erosões. Desmatamento e implantação de pastagens em terrenos inclinados e arenosos são as causas principais do surgimento daquelas voçorocas”,
...A voçoroca soma mais de 90 grandes crateras no solo. A maior delas é conhecida como voçoroca chitolina e já levou cerca de 17 milhões de metros cúbicos de areia para o leito do Araguaia. A chitolina tem 2/5 quilômetros de extensão, por 70 metros de largura e 50 metros de profundidade.
O rio Araguaia está em em alerta devido ao processo de desertificação que atinge suas nascentes
A beleza do Araguaia tem fortes clarões de tristeza. Em alguns trechos ele está ficando mais largo e com baixa profundidade, mostrando o que o homem é capaz de fazer sem pensar no futuro das gerações. O araguaia esta a menos de 20km do parque nacional das emas.
n
 
Nascente principal do araguaia- região das tres divisas entre mato grosso, goias e mato grosso do sul
Conexão nascentes do araguaia - Parque Nacional das Emas
 

EMAS PARK Bioluminescence in termite

A bioluminescência é, uma luz fria, não fosforescente, emitida por alguns organismos vivos com finalidades diversas, conforme a espécie e o grupo a que pertencem. Pesquisadores acreditam que os organismos que apresentam essa capacidade de emissão de luz, o fazem para atração de parceiros para a reprodução, captação de alimentos pela atração das presas e até como meio de defesa, entre outros fatores ainda não desvendados pela ciência. No parque das emas ela acontece nos cupins no inicio de setembro e vai até final de novembro. Este ano ainda esta muito bom. esta foto abaixo foi uma obra de arte feita pelo meu amigo vince manna

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Habitantes do Cerrado- Indios do araguaia-Olimpiadas Indigenas-Aldeia Gorotire

Esta foto foi tirado em 2015 no evento Olimpiadas Indigenas Mundiais em Palmas no Tocantins ...
Havia muitos indigenas expondo seu artesanato na entrada do evento, muitas etnias de todo o Brasil.
Foram nove dias de provas num encontro inédito na história. Alguns esportes só existem em algumas etnias, e participar deles pode significar mais que competir. A corrida com tora é a prova mais popular e impressionante também. Como eles conseguem correr assim? Com 50, 100, 150 quilos nas costas? “Quando eu nasci, meus pais já corriam, então tudo isso vem atravessando gerações, eu também já estou ensinando aos meus filhos”, diz um competidor.
Jornal Nacional: Isso não é coisa só de homem não, né?
Competidora: Que é isso, não é, é mentira.
As mulheres chegam a correr com até cem 100 quilos apoiados no pescoço. Elas vão se revezando, como numa dança que começam a praticar aos 15 anos.
“Muitas vezes a gente disputa isso como o amor, porque ela faz parte de um esporte que é muito lindo para nós", diz a competidora.
Guerreiros? Ou atletas?  As duas definições se encaixam muito bem.
Palmas é a sede do primeiro evento do tipo com âmbito mundial, que ocorre de 23 a 31 de outubro; Será a primeira edição dos Jogos, que reunirão representantes de 30 países e cerca de 2.200 atletas. O Brasil teve 24 etnias na disputa.Indigenas do povo Kraho do Tocantins boicotaram as olimpiadas, eu estive presente inclusive nas passeatas.
Indias Kayapos da aldeia Gorotire
No final das Olimpiadas fui para aldeia Gorotire-Kayapo em Cumaru do Norte -Pará- Foi um festival de cores e pinturas

 

Arquivo do blog