sexta-feira, 23 de dezembro de 2011
MACUNAIMA
"Monte Roraima - Sentinela de Macunaíma" foi recentemente publicado no livro "Sítios Geológicos e Paleontológicos do Brasil", volume II, pela SIGEP - Comissão Brasileira de Sítios Geológicos e Paleobiológicos (CDD 560.981).
Realização:
AL TRISTE
del sajón y su métrica de hierro,
los mares y las islas del destierro
del hijo de Laertes, la dorada
luna del persa y los sin fin jardines
de la filosofía y de la historia,
el oro sepulcral de la memoria
y en la sombra el olor de los jazmines.
Y nada de eso importa. El resignado
ejercicio del verso no te salva
ni las aguas del sueño ni la estrella
que en la arrasada noche olvida el alba.
Una sola mujer es tu cuidado,
igual a las demás, pero que es ella
Jorge Luis Borges
quinta-feira, 22 de dezembro de 2011
Acampamento no Parque das Emas
Durante um dia inteiro de atividades cansadíssimo fui jantar e pensativo sobre o futuro do parque me deliciei com a comida da dona Joana(nossa cozinheira) mesmo assim não tirei meus pensamentos sobre o futuro do parque e problemas pessoais mais fui em frente para o auditório do Parque Nacional das Emas onde a Prof Simone e Maristela nos apresentou o Sr Valdir Nosso Instrutor de Excursionismo e Acampamento de Mínimo Impacto, uma pessoa muito seria mais que tem domínio sobre o assunto em geral , Valdir enfatiza um aspecto muito relevante em toda sua palestra (SEGURANÇA) pois com vidas humanas não podemos brincar principalmente em lugares inóspitos e longe da civilização, Resumindo o ser humano leva para as já escassas áreas selvagens os péssimos hábitos impostos por nossa sociedade, e a total ignorância sobre como conviver com a natureza, criando problemas ambientais às vezes de difícil solução e acidentes ocasionalmente trágicos. Tais problemas podem ser contornados seguindo e ensinando algumas regras simples, que protegerão o meio ambiente, darão maior prazer e evitarão acidentes. Valdir separa o pessoal em dois grupos: um de 10 e outro de 11 pessoas, sorteia o anjo de cada um no auditório e também grupos de 2 pessoas para revesar para cuidar do acampamento de 30 em 30min(duas pessoas farão ronda noturna de 30 em 30min)
Algumas dicas de segurança dadas na palestra: Planejamento-O salvamento em ambientes naturais é caro e complexo por isso não arrisque sem necessidade; Calcule o tempo total que passará viajando e deixe um roteiro de viagem com alguém de confiança; Avise a administração da área que você está visitando sobre: sua experiência, o tamanho do grupo, o equipamento que vocês estão levando, o roteiro e a data esperada de retorno. Aprenda as técnicas básicas de segurança, como navegação (saiba usar um mapa e uma bússola) e primeiros socorros. Tenha certeza de que você dispõe do equipamento apropriado para cada situação. Leve sempre os itens essenciais: lanterna, agasalho, capa de chuva, chapéu, um estojo de primeiros socorros, alimento e água, mapa e bússola, mesmo em atividades com apenas um dia ou poucas horas de duração. Caso você não tenha experiência, não se arrisque sozinho em atividades recreativas em ambientes naturais, entre em contato com centros excursionistas, empresas de ecoturismo ou condutores de visitantes. Visitantes inexperientes podem causar impactos sem perceber e correr riscos desnecessários.
Depois do jantar seguimos a rota que vai da Sede ate o portão do Bandeira , percurso de 5km seguimos em frente todos juntos , dois grupos separados de 10 pessoas porem ninguém seguiu esta ordem ate o final , quando andamos uns 500m , Fabiano que era do outro grupo sumiu , este grupo teve que voltar para encontrá-lo, ou seja : devemos sempre estar atentos para o nosso companheiro. Encontramos um cupim com bioluminescência e explicamos para 3 pessoas que nunca tinham visto tal fenômeno(a bioluminescência e a emissão de luz produzida por seres vivos — registrado no mundo. No inicio da estação das chuvas, ao anoitecer, milhares de larvas de uma espécie de vaga-lume (Elaterídeo) emitem intensa luz esverdeada, salpicando a paisagem com uma miríade de pontos luminosos.Tudo começa quando a fêmea da espécie, depois de ser fecundada, deposita os ovos no pé dos cupinzeiros. Ali se transformam em larvas e cavam buraquinhos nas paredes do próprio cupinzeiro, onde farão suas casas. À noite acendem suas “luzes”, para infelicidade dos insetos. Atraídos pela claridade muitos deles descobrem tarde demais que se trata de uma armadilha de caça montada pela voraz larva predadora Mariposas, cupins e formigas aladas são as principais vítimas dessa adaptação biológica.).
Quando Chegamos na metade do caminho no entroncamento que vai para a trilha da capivara, todos os dois grupos pararam e Valdir(nosso instrutor) começou a explicar sobre orientação noturna e nos mostra as constelações de touro e orión e nos da dicas de como orientarmos seguindo estas constelações. Seguimos em frente e chegamos ao portão bandeira, achamos o local de acampamento e todos cansadíssimos montam suas barracas, eu que estava sem barraca monto minha rede e durmo. Acordo as 2:30 da manhã para fazer ronda noturna no acampamento junto com meu outro companheiro e vejo o céu totalmente estrelado , a via-láctea inteira, as 3:00 da manhã acordo o outro grupo e vou dormir. As 4:00 da manha Tiago me chama para dormir na sua barraca porque eu estava com muito frio na minha rede todo encolhido, era a vez do Tiago fazer ronda. Acordamos todos por volta das 6:30 da manha , Valdir explica como cozinhar um ovo colocando-o dentro de uma laranja, acendemos uma fogueira e colocamos algumas laranjas recheadas com ovos na fogueira que os meninos fizeram, Valdir explica como fazer pão e perco a explicação pois fui ao banheiro, quando retorno vejo vários espetos de gravetos recheados com massa de pão assando na fogueira. Comemos alguns pães e levantamos acampamento. Retornamos a sede principal com o carro safári.
Chegando na sede pela manhã voltamos ao auditório para fazer um resumo deste acampamento e conclusões sobre o mesmo. Revelamos o anjo de cada um e todos se sentiram protegidos pelo seu anjo, é necessário união em um acampamento para evitar acidentes e perda de energia desnecessária. Um dos grandes segredos do sucesso de um acampamento é o espírito de grupo.
O céu no dia em que a gente parou para ver as orientações do senhor Valdir- no entroncamento para a lagoa da capivara, as 22:00 horas
quarta-feira, 16 de novembro de 2011
quinta-feira, 27 de outubro de 2011
sexta-feira, 21 de outubro de 2011
quarta-feira, 19 de outubro de 2011
sábado, 24 de setembro de 2011
sábado, 17 de setembro de 2011
Bioluminescencia em breve no PNE
http://www.youtube.com/watch?v=WVVkZI4q-Lk&feature=youtu.be
terça-feira, 13 de setembro de 2011
RELIGIÕES E OS MALES SOCIAIS
Religiões - Gary Snyder
1. Busca da visão e da iluminação. Esse resultado é obtido geralmente pelo uso sistemático de drogas. A marijuana é um recurso de consumo diário e o peiote é o verdadeiro estimulante da percepção. Tanto um como o outro são complementados às vezes por práticas iogues, álcool ou similares. Embora uma boa parte de auto-consciência possa ser obtida pelo uso inteligente das drogas, o hábito de "drogar-se" não conduz a nada porque falta exatamente inteligência, vontade e compreensão. Uma sensação puramente pessoal, obtida às custas de um tóxico, não beneficia ninguém.
2. Amor, respeito à vida, abandono, Whitman, pacifismo, anarquismo, etc. Todas essas tendências são provenientes de inúmeras tradições, entre as quais a religião Quakers, o Budismo Shinshu, o Sufismo, etc. Todas são frutos de um coração generoso e apaixonado. Em suas manifestações mais dignas, essas tendências levaram algumas pessoas a condenarem ativamente as guerras, fundar comunidades e amarem-se umas às outras. Em parte, elas também são responsáveis pela mística dos "anjos", a glorificação das viagens a pé e das caronas, bem como por uma forma de entusiasmo inconsciente. Se respeitam a vida, não respeitam a sabedoria da impassibilidade e a morte. E essa é uma de suas falhas.
3. Disciplina, estética e tradição. Essas tendências são bem anteriores ao surgimento oficial da geração beat. Diferenciam-se da doutrina "Tudo é um" na medida em que seus praticantes estabeleceram uma religião tradicional, tentaram incorporar o sentimento de sua arte e de sua história, e praticam qualquer ascese que for necessária. Uma pessoa pode tornar-se um dançarino aimu ou um xamã yurok, ou até mesmo um monge trapista, se ela realmente o deseja. O que falta nesse tópico, é o que os dois primeiros possuem, ou seja, uma existência perfeitamente adaptada à realidade do mundo e percepções realmente verdadeiras do inconsciente.
A conclusão prosaica é a seguinte: se uma pessoa não for capaz de compreender todos esses aspectos - contemplação (que não seja pelo uso de drogas), moralidade (que para mim significa protesto social) e sabedoria - ela não estará à altura de levar uma autêntica vida beat. Mesmo assim, poderá ir bastante longe nessa direção, o que é preferível que ficar rodando pelas salas de aula ou escrever tratados sobre o budismo e a felicidade das massas, como os caretas fazem com tanto sucesso.
domingo, 11 de setembro de 2011
sexta-feira, 9 de setembro de 2011
sexta-feira, 19 de agosto de 2011
Pequena Central Hidreletrica sem impacto ambiental
sexta-feira, 8 de julho de 2011
quarta-feira, 15 de junho de 2011
Grandes Corporações
Revitalização????????????????????????????
50 anos do Parque Nacional das Emas
Sera Benefico mesmo? ou sera que compensação ambiental é uma furada?
Enquanto isso a fauna na região de emas e entorno esta diminuindo cada vez mais...........
quinta-feira, 28 de abril de 2011
segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011
segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011
MORRO DO CHAPEU-BA
Divisa do cerrado com a caatinga, morro do chapeu-Ba
Foto de Chico ferreira 29/06/2007
www.flickr.com/photos/franciscoferreira/1159221243/in/photostream/
BOSQUES DA MALDIÇÃO
cortinas se erguem, resta a geada , o vento
balouça, brotam cristas de fumaça
ao sul, acordamos depois de muito tempo
sem crimes cometidos em sonho, mas não
sem o sentimento de culpa, o olhar vagueia
incapaz de centrar-se em algo interior,
não é o momento de colocar a questão da alma
estamos distantes do som que confirma a presença da alma
o profano ocupou muitos pontos eminentes,
.........................................................................
MIODRAG PAVLOVITCH
terça-feira, 15 de fevereiro de 2011
PARQUE DAS EMAS
WWW.DIVERSEIMPRESSIONS.COM
WWW.DIVERSEIMPRESSIONS.COM
IMAGEM DE VICENT MANNA FOTOGRAFO ITALO-AUSTRALIANO QUE VISITOU O PARQUE DAS EMAS EM 2009
quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011
O paciente inglês
terça-feira, 1 de fevereiro de 2011
PARQUE DO XINGU AMEAÇADO
sexta-feira, 28 de janeiro de 2011
TATU CANASTRA
FOGO NO PARQUE DAS EMAS
INVAGINATION
quarta-feira, 26 de janeiro de 2011
sexta-feira, 14 de janeiro de 2011
Amazônia Cercada
Este lugar ira desaparecer ! Outra sete quedas dara lugar a uma usina! UHE teles pires no MT,
Nossa ilustrissima presidente ira apoiar esta causa, por tras deste cavalo de troia esta varios empreendimentos mineradores e madeireiros, alem de agroindustriais, a amazõnia começa a ficar cercada.....O cerrado amazônico tambem desaparecerá....